A Nanomoda
Houve um tempo em que a nanotecnologia era o que estava a dar: eram institutos, conferências, revistas científicas, patentes, spin-offs, acções cotadas na bolsa...Mas os cientistas foram ficando cada vez mais pequeninos(*), e quando menos se esperava, a bolha nano rebentou, com as consequências por demais conhecidas: falências, desemprego, crise bolsista, reavivar dos nacionalismos, etc, etc.
Foi aí que apareceu a nova coqueluche: a picotecnologia.
E os profetas da desgraça anunciaram: "E isto não vai ficar por aqui..."
(*) Há dúvidas entre os linguistas se esta frase deve ser entendida num sentido real ou metafórico...
6 comentários:
Boa noite,
é inevitável fugir à rapidez da evolução tecnologica...
Daqui a uns anos, meses...(dias? ) a Picotecnologia irá dar lugar à tecnologia Inivisivel... ou algo que seja suficientemente tão pequeno que envergonhe os seres microescopicos que habitam há milhares de anos o nosso planeta... se é grave? não sei... mas assusta...
Abraço!
Ermmm... Confesso que não conhecia o termo picotecnologia, e após uma pesquisa rápida no google conclui que ainda não está muito divulgado. Pelo menos, na wiki, só há artigo mesmo em inglês.
Anyway, se a nanotecnologia me faz um pouco de confusão, a picotecnologia ainda mais. Nunca percebi muito bem como é que se consegue manipular particulas tão pequenas.
E o asterisco está muito cómico XD
Continuação de boa escrita e gostava que desses uma olhadela ao meu blog ;-)
PS: Comentei o texto da Minguante :-)
A imagem do nosso tempo tecnológico: Automóveis correndo incessantemente a caminho de um lugar de onde um número igual de automóveis parte em sentido contrário.
Essa continua redução de tamanho esta chegando ao seu limite. Se tais componentes tornarem-se muitos menores do que já são, fenômenos quânticos passarão a interferi em seu funcionamento.
Olá, acho importante lerem o artigo explicando a picotecnologia.
http://viciadaemcosmeticos.blogspot.com.br/2013/11/qual-o-tamanho-das-tecnologias-o-que-e.html
Enviar um comentário